Ir para o conteúdoIr para a navegaçãoIr para o rodapé
logo
Acesso Rápido
Acesso à InformaçãoComunicaçãoConcursos e SeleçõesLocalização e ContatosOuvidoria
 Entrar
Universidade Federal do Tocantins
Logo UFTUniversidade Federal do Tocantins
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0
    CâmpusCâmpus de Porto NacionalCursosPós-GraduaçãoMestrados e DoutoradosPrograma de Pós-Graduação em História das Populações Amazônicas (PPGHispam)
    Grupos de Pesquisa

    Grupos de Pesquisa

    Conheça os grupos de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em História das Populações Amazônicas (PPGHispam).

    História da Educação, Arquivo e Cultura Escolar

    Docente Responsável: Profa. Dra. Regina Célia Padovan

    O grupo de pesquisa História da Educação, Arquivo e Cultura Escolar tem atuado no campo da pesquisa em história e historiografia da educação, no que tange ao levantamento e problematização de fontes e registros sobre a educação no norte de Goiás e Tocantins, entre fins do século XIX até o presente século. A relevância dos estudos tem problematizado a dimensão histórica da educação, dos sentidos da memória social nos registros, nas práticas educativas locais e regionais, abrindo interlocução e interfaces entre a história da educação, as políticas educacionais, as instituições educativas e as metodologias de ensino, com ênfase à dimensão histórica dos saberes, agregando pesquisadores e estudantes da graduação e da pós-graduação. O coletivo dos seus participantes tem direcionado os estudos para as problematizações educacionais das instituições e comunidades, adotando uma rotina de encontros e ampliação de publicações, primando pelo seu fortalecimento e visibilidade no campo da história da educação.

    História, Memória e Narrativas Latino-Americanas

    Docente Responsável: Prof. Dr. Marcelo Santos Rodrigues

    O grupo de pesquisa História, Memória e Narrativas Latino-Americanas foi criado em 2018 na Universidade Federal do Tocantins, com foco na área de História dentro das Ciências Humanas. Conta com 17 pesquisadores, incluindo doutores, mestres e especialistas, e mantém parceria com o Centro de Ciências Sociais da UERJ. Suas linhas de pesquisa abordam o ensino de História da América Latina, fontes documentais para o estudo da região e a relação entre história, memória e narrativas em uma perspectiva de longa duração.

    História e Psicanálise

    Docente Responsável: Prof. Dr. Vitor Hugo Abranche de Oliveira

    O grupo de pesquisa História e Psicanálise busca compreender relações entre História e Psicanálise desenvolvendo leituras que aprofundam o tema da psicanálise dentro da História. Apresentar e debater resultados das leituras entre os componentes do grupo. Estabelecer parcerias interinstitucionais com outras universidades (a princípio, Universidade Federal de Jataí na figura do professor Eloy San Carlo). Dar consistência teórica a futuros projetos de pesquisa que visem a interseccionalidade entre as áreas. Desenvolver o contato entre acadêmicos outras instituições e valorização dos debates em grupo.

    História das Populações Amazônicas

    Docente Responsável: Marcos Alexandre de Melo Santiago Arraes

    A promoção e divulgação das atividades de pesquisa desenvolvidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em História das Populações Amazônicas do Campus de Porto Nacional. O principal objetivo do Grupo de Pesquisa em História das Populações Amazônicas é explorar e entender a história das várias populações que já habitaram e continuam a habitar a região amazônica ao longo dos anos. Para atingir essa meta, o grupo se empenha em realizar estudos detalhados sobre a história das comunidades amazônicas, desde os indígenas originais até as comunidades atuais, englobando variados períodos e aspectos sociais, culturais, políticos e econômicos.

    Mídias, Tecnologias e História

    Docente Responsável: Prof. Dr. George Leonardo Seabra Coelho

    Discutir os usos das TDIC na pesquisa histórica, no ensino de História e nas relações sociais. Seus objetivos específicos são: Problematizará historicamente o conceito de tecnologia; Debateremos a inserção e o tratamento das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ambiente educativo, tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior; Discutiremos os seus usos no processo ensino-aprendizagem; Abordar a formação do professor de História, em particular, quanto aos usos das Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação em seu processo formativo; Analisar criticamente os jogos digitais e outras mídias utilizadas em ambientes de aprendizagem como, por exemplo, jogos de tabuleiros e cartas; Levantar questões referentes às (TDICs) e suas interfaces com o ensino de História; Debater as problemáticas entre o ensino presencial, o ensino a distância e o ensino on-line na formação de professores e no processo de aprendizagem dos estudantes; Problematizar a incorporação do lúdico pelas (TDICs).


    Tags:  Pós-Graduação,  Stricto Sensu,  Porto Nacional,  PPGHispam.  
    Atenção!

    Esse site utiliza cookies

    Esse site faz uso de cookies

    CÂMPUS
    CURSOS
    GESTÃO
    Redes Sociais

    Universidade Federal do Tocantins

    Todo conteúdo do site está publicado sob a licença Creative Commons - 1.1.49.