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    2.1 Ensino de Filosofia, Gênero, Feminismos e Decolonialidade

    2.1 PRÁTICAS DIALÓGICAS PARA O ENSINO DA FILOSOFIA

    Projeto de Pesquisa
    1Descrição2Responsáveis

    As práticas dialógicas de ensino pressupõem o encontro de sujeitos que interagem na construção do conhecimento, implicando, portanto, uma relação horizontal e simétrica de criação e troca, que corrobora a elaboração de um pensamento não dogmático e valoriza a diferença e a alteridade.

    Desse modo, as práticas dialógicas promovem a autonomia do pensamento e da ação dos sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, permitindo a aquisição e a transformação do conhecimento em resposta ao contexto sociocultural desses sujeitos. Entende-se que o ensino de filosofia encontra nessas práticas um meio e um espaço promissor, pois é da natureza da filosofia a dialogicidade, como se pode observar, por exemplo, no modo de filosofar de Sócrates, na hermenêutica filosófica de Gadamer e na reflexão e práxis educativa de Paulo Freire.

    Portanto, desde ao menos Sócrates, as práticas dialógicas adquiriram o caráter de um método privilegiado de ensinar e aprender o pensamento crítico. Este projeto agrupa pesquisas que visam desenvolver nos estudantes a capacidade de examinar os pressupostos, princípios, raciocínios e evidências, além de considerar as implicações e as consequências e formular e criticar alternativas a quaisquer pontos de vista.

    Nesse sentido, o projeto objetiva investigar, analisar e produzir as condições de possibilidade do ensino da filosofia por meio do diálogo entre estudantes e professores, observando as situações favoráveis ao diálogo, as regras que devem ser estabelecidas e respeitadas no debate, os critérios do modo dialógico de pensar, as argumentações etc., com o objetivo de desenvolver tanto referenciais metodológicos quanto recursos didáticos voltados à aplicação de práticas dialógicas no ensino de filosofia na educação básica.

    Alexandre Jordão
    Alexandre Jordão
    UFMA
    email alexandre.jordao@ufma.br


    Tags:  Prof-Filo,  Projetos de Pesquisa,  Práticas de Ensino de Filosofia.  
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