Ir para o conteúdoIr para a navegaçãoIr para o rodapé
logo
Acesso Rápido
Acesso à InformaçãoComunicaçãoConcursos e SeleçõesLocalização e ContatosOuvidoria
 Entrar
Universidade Federal do Tocantins
Logo UFTUniversidade Federal do Tocantins
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0
    CâmpusCâmpus de PalmasCursosPós-GraduaçãoMestrados e DoutoradosPrograma de Mestrado Profissional em Filosofia (Prof-Filo)Projetos de Pesquisa
    1.2 Formação Docente em Filosofia: Estágio Supervisionado, Pibid, Residência Pedagógica e Atividades de Extensão

    1.2 FORMAÇÃO DOCENTE EM FILOSOFIA
    Estágio Supervisionado, Pibid, Residência Pedagógica e Atividades de Extensão

    Projeto de Pesquisa
    1Descrição2Responsáveis

    A formação docente em Filosofia, destacada em suas especificidades, vem ampliando seu horizonte de discussão, incorporando teorias, revisões, críticas e a proposição de soluções e práticas que visem diminuir os impactos da ausência de uma tradição sistemática e de sua respectiva fortuna crítica, haja vista sua ainda curta trajetória enquanto fonte de preocupação e demanda para as políticas públicas.

    O projeto se propõe a discutir as concepções de formação de professores e suas práticas, investigar, problematizar e pensar a formação do professor de filosofia, uma especificidade diante de tantas formações, a partir do Estágio supervisionado em filosofia e dos programas destinados à formação docente (Pibid e Residência Pedagógica), como espaços privilegiados de investigação de concepções e percepções sobre a filosofia enquanto conteúdo e enquanto ensino; e as atividades de extensão que abrem um campo fértil para o enriquecimento e da diversidade na experiência de formação docente e das interfaces da filosofia com as demais disciplinas e áreas de conhecimento.

    É importante que os pesquisadores da área reafirmem a indissociabilidade entre teoria e prática, já amplamente expressa em nossos documentos e produções científicas, a fim de esclarecer as frequentes dúvidas sobre as práticas como componentes curriculares e as diversas formas que as instituições têm assimilado e implementado as regulamentações necessárias.

    A perspectiva da pesquisa é investigar e analisar os impactos que os estágios curriculares, os subprojetos de Pibid e RP e as atividades extensionistas têm representado para os Cursos de Licenciatura em Filosofia e apontar caminhos, construir soluções, elaborar propostas e ampliar o campo de discussão dos temas pertinentes e, dessa forma, contribuir para a formação docente do licenciado em filosofia.

    Manoel Coracy Saboia Dias
    Manoel Coracy Saboia Dias
    UFAC
    email manoel.dias@ufac.br


    Tags:  Prof-Filo,  Fundamentos do Ensino, Currículo e Políticas Educacionais,  Projetos de Pesquisa.  
    Atenção!

    Esse site utiliza cookies

    Esse site faz uso de cookies

    CÂMPUS
    CURSOS
    GESTÃO
    Redes Sociais

    Universidade Federal do Tocantins

    Todo conteúdo do site está publicado sob a licença Creative Commons - 1.1.49.