Ir para o conteúdoIr para a navegaçãoIr para o rodapé
logo
Acesso Rápido
Acesso à InformaçãoComunicaçãoConcursos e SeleçõesLocalização e ContatosOuvidoria
 Entrar
Universidade Federal do Tocantins
Logo UFTUniversidade Federal do Tocantins
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0
    CâmpusCâmpus de PalmasCursosPós-GraduaçãoMestrados e DoutoradosPrograma de Mestrado Profissional em Filosofia (Prof-Filo)Projetos de Pesquisa
    1.3 Currículos e Políticas Educacionais

    1.3 CURRÍCULOS E POLÍTICAS EDUCACIONAIS

    Projeto de Pesquisa
    1Descrição2Responsáveis

    O campo de pesquisa que tem como escopo central os currículos, a legislação e os documentos que orientam a formação docente na área da educação e, mais especificamente, no ensino de Filosofia, precisam observar que a dimensão do currículo não pode ser pensada tão somente a partir dos documentos oficiais, e sim, em sua construção orgânica e prática, observando com atenção especial a dimensão política dos currículos.

    Trata-se de uma disputa entre as normas e as formas de vida, entre o que é prescrito e a diversidade das práticas de construção coletiva, entre o que é organização governamental e o que é praticado nas salas de aula, nos corredores, nas reuniões e no encontro efetivo entre todos os atores que dão vida à educação propriamente dita. O currículo é descrito nos documentos na medida em que expressam concepções políticas, programas de governo e perspectivas de mercado de trabalho e, nesse sentido, é, finalmente, expressão de uma ou mais visões de mundo.

    O projeto se propõe a analisar e discutir as propostas curriculares nacionais e estaduais, nas suas dimensões práticas e teórico-políticas, problematizando e avaliando os impactos das reformas recém implementadas no país e os desdobramentos de leis, resoluções e documentos orientadores para a formação docente, com especial atenção para os impactos dessas mudanças nos cursos de licenciatura em filosofia e na formação continuada dos docentes já inseridos no mercado de trabalho.

    São objeto de estudo, além disso, a história do ensino de filosofia no Brasil e as tensões políticas que dela decorrem; as mudanças e transformações curriculares, suas dimensões políticas, estruturais, administrativas e éticas e, enfim, os impactos nas condições de trabalho dos docentes e efetivação daquilo que se espera da filosofia atuando neste espaço e no papel da filosofia na formação de alunos da Educação Básica, avaliando a implementação, recepção e os impactos das políticas educacionais implementadas.

    Maria Reilta Cirino
    Maria Reilta Cirino
    UERN
    email mariareilta@hotmail.com


    Tags:  Prof-Filo,  Fundamentos do Ensino, Currículo e Políticas Educacionais,  Projetos de Pesquisa.  
    Atenção!

    Esse site utiliza cookies

    Esse site faz uso de cookies

    CÂMPUS
    CURSOS
    GESTÃO
    Redes Sociais

    Universidade Federal do Tocantins

    Todo conteúdo do site está publicado sob a licença Creative Commons - 1.1.49.