Esse site utiliza cookies
Nota de falecimento: Leonardo Henrique
É com pesar que a Coordenação do Curso de Pós-Graduação (Mestrado Profissional) em Filosofia (Prof-Filo) comunica o falecimento do ex-professor substituto e também egresso tanto do Mestrado quanto do Curso de Licenciatura em Filosofia, Leonardo Henrique, ocorrido no último dia 18 de agosto de 2025.
Em mensagem, a Coordenação informa que Leonardo Henrique foi um exemplo de sucesso da Filosofia da UFT. Graduou-se em Licenciatura em Filosofia e, logo em seguida, especializou em ética e filosofia política e, tornou-se Mestre em Filosofia pelo Mestrado Profissional em Filosofia (Prof-Filo) a partir de uma pesquisa que destacava a sua prática em sala de aula e a sua filiação à filosofia de Heidegger. Era professor do quadro efetivo da Seduc-TO e lecionava no ensino superior na rede particular de Palmas. Teve uma brilhante passagem como professor substituto na Licenciatura em Filosofia onde deixou saudades entre os estudantes.
O (Prof-Filo) lamenta profundamente um dos seus bons egressos que tinha um papel social muito importante de desenvolvimento do senso crítico dos jovens do Tocantins por meio da Educação e o Ensino de Filosofia. Lamentamos ainda mais, porque o Mestrado Profissional em Filosofia o esperava para voltar ao Programa (talvez) na futura primeira Turma de Doutorado que pretendemos abrir em breve. Lamentamos o falecimento de Leonardo, mas sabemos que as sementes de pensamento reflexivo e crítico que ele semeou em suas aulas e no seu trabalho filosófico-pedagógico estão semeadas nos corações dos jovens que ele educou com qualidade e competência. E como diz Paulo Freire: "o professor se eterniza em cada ser que educa". Sem dúvida, Leonardo está eternizado como professor de filosofia no coração de muitos jovens tocantinenses.
A coordenação divulgou dois cards, reproduzidos abaixo: