Avaliação
Entre os dias 22 e 25 de agosto de 2023, os 25 núcleos de Mestrado da rede do Prof-Filo avaliaram o quadriênio 2017-2020 com vistas a aperfeiçoar as práticas formativas e metodológicas do Programa e garantir que, na avaliação do quadriênio 2021-2024 (cuja sede será em Palmas-TO), seja efetivada a possibilidade de abrirmos um doutorado profissional em Filosofia dentro da rede.
Se reuniram no IV Encontro Nacional do Programa de Mestrado Profissional em Filosofia, em Campo Grande/MS. Além de uma análise crítica, o trabalho de avaliação visou uma tomada de consciência sobre fatores como formação docente, produção intelectual discente e docente, infraestrutura e questões curriculares em geral.
Para efetivar este trabalho de análise, fez-se uso da ferramenta SWOT, sigla em inglês que expressa os eixos a partir dos quais se interpreta todo o processo: Strengths (Força); Weaknesses (Fraquezas); Opportunities (Oportunidades); e Threats (Ameaças). Pela sua tradução em português, esta metodologia de trabalho também é conhecida pelo acrônimo FOFA e serve para desenhar a situação do curso de maneira que seja oportunizada para a gestão as tomadas de decisão mais adequadas para o aperfeiçoamento e o desenvolvimento do Programa.
Em abril de 2024 o documento ainda não estava publicado pela rede do Prof-Filo Nacional, dito isso, confira destaques, organizados em 2 itens, apontados na avaliação.
Item 1.1
Articulação, aderência e atualização das áreas de concentração, linhas de pesquisa, projetos em andamento e estrutura curricular, bem como a infraestrutura disponível, em relação aos objetivos, missão e modalidade do programa | Avaliação: MUITO BOM. |
Item 1.2
Perfil do corpo docente, e sua compatibilidade e adequação à Proposta do Programa. | Avaliação: MUITO BOM. |
Item 1.3
Planejamento estratégico do programa, considerando também articulações com o planejamento estratégico da instituição, com vistas à gestão do seu desenvolvimento futuro, adequação e melhorias da infraestrutura e melhor formação de seus alunos, vinculada à produção intelectual – bibliográfica, técnica e/ou artística.
| Avaliação: BOM. |
Item 2.1
Qualidade e adequação das teses, dissertações ou equivalente em relação às áreas de concentração e linhas de pesquisa do programa. | Avaliação: MUITO BOM |
Item 2.3
Destino, atuação e avaliação dos egressos do programa em relação à formação recebida. | Avaliação: MUITO BOM. |
Item 2.4
Qualidade das atividades de pesquisa e da produção intelectual do corpo docente no programa. | Avaliação: BOM |
Item 2.5
Qualidade e envolvimento do corpo docente em relação às atividades de formação no programa. | Avaliação: BOM. |
Entre os(as) Professores(as) Permanentes: 61% com doutorado em Filosofia; 27% com doutorado em Educação; 12% com doutorado em áreas afins. |
82% dos(as) docentes são do quadro permanente da própria IES Associada. |
76,9% dos(as) docentes tiveram de 02 a 08 orientações. |
73,4% dos(as) docentes ofertaram de 01 a 06 disciplinas. |
Corpo docente engajado nas Licenciaturas e outros Programas de Pós-Graduação na área de Filosofia e Educação. |
Temáticas relacionadas ao Ensino de Filosofia. |
Vinculação das dissertações às Linhas de Pesquisa. |
Vários assuntos, autores(as) e práticas distintas. |
Quantidade de dissertações defendidas no período Equilíbrio entre dissertações orientadas por docente do Programa. |
Publicações de artigos, média de 1,53 por núcleo. |
93% publicaram artigos. |
53% publicaram livros ou capítulos. |
7% publicaram PTT. |
Vínculo dos(as) egressos(as) com escolas públicas da Educação Básica e institutos federais. |
Média de orientações por professor(a): 1,27. |
Média de disciplinas ministradas por professor(a): 1,92. |
Média de professores(as) por núcleo: 10. |