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    Projetos de Pesquisa

    Projetos de Pesquisa

    Epistemologia da Práxis: Formação de Professores e Educadores em Arte
    1Apresentação2Objetivos e Metodologia3Docentes

    Linha de Pesquisa: Processos Artísticos e Metodológicos no Ensino das Artes

    Este projeto de pesquisa tem como principal objetivo propor espaços de investigação da práxis nos processos artístico-pedagógicos, a partir da proposição de abordagens teórico-metodológicas inovadoras no ensino da Arte. O mesmo integra a linha de pesquisa: “Processos Artísticos e Metodológicos no Ensino da Arte”, cujo foco é a pesquisa de temáticas voltadas à formação de professores em Arte, educação intercultural e interdisciplinaridade, direcionados aos processos de ensino, aprendizagem e criação, a partir de abordagens teórico-metodológicas em Arte e seus desdobramentos midiáticos. Neste contexto, articulam-se pesquisas acerca de investigação de processos teórico-metodológicos no ensino da Arte em contextos formais e não formais, a partir da experimentação e criação artística dentro do contexto de atuação do profissional das artes, com o intuito de produzir e sistematizar abordagens metodológicas inovadoras no ensino da Arte.

    A Arte, em seus diversos contextos formais e não formais, perpassa diferentes linguagens e amplia a compreensão da educação enquanto prática social voltada para a democratização do conhecimento, do acesso e da permanência em diferentes contextos. Nesse sentido, este estudo comporá um arcabouço de estudos teórico-práticos sobre o ensino da Arte e servirá como base para novas pesquisas na educação formal e não formal, tendo em vista sua relevância social, artística e acadêmico-científica para formação continuada de professores e educadores em Arte no contexto da Amazônia Legal.

    De acordo com o site da Capes, a região Norte é a que apresenta a menor oferta de cursos de pós-graduação stricto-sensu, esse dado se intensifica quando analisamos a presença reduzida de cursos na área da Arte. Toda a região Norte possui apenas quatro cursos de mestrado em Arte, sendo dois profissionais e dois acadêmicos, distribuídos nos estados do Acre, Amazonas e Pará. Assim, a importância desta pesquisa, que perpassa as ciências humanas e as artes, se evidencia pela necessidade de aprofundar estudos continuados em Arte para contemplar essa lacuna presente na região da Amazônia Legal.

    Objetivo geral: Propor espaços de investigação da práxis nos processos artístico-pedagógicos, a partir da proposição de abordagens teórico-metodológicas inovadoras no ensino da Arte no contexto da Amazônia Legal.

    Objetivos específicos: Estudar abordagens teórico-metodológicas inovadoras para o ensino da Arte. Oportunizar experiências estéticas que estimulem a investigação da práxis nos processos artístico-pedagógicos e a reflexão sobre abordagens teórico-metodológicas inovadoras no ensino da Arte. Criar produtos artístico-educacionais que colaborem com o fazer dos profissionais da Arte, incentivando a experimentação, criação e avaliação artística em espaços formais e não formais da educação.

    Metodologia: Para a consecução dos objetivos propostos pretende-se trabalhar com a pesquisa aplicada dentro do contexto de atuação do profissional das artes no ensino formal e não formal nas regiões que compõem a Amazônia Legal, contemplando diferentes metodologias de pesquisa que perpassam o campo das ciências humanas e das artes. Diante disso, poderão ser adotados múltiplos procedimentos de coleta de dados, a partir do contexto de realização da pesquisa.

    Renata Patricia Da Silva
    Renata Patricia Da Silva
    Adriana Dos Reis Martins
    Adriana Dos Reis Martins
    Diego Ebling do Nascimento
    Diego Ebling do Nascimento
    Juliano Casimiro de Camargo Sampaio
    Juliano Casimiro de Camargo Sampaio
    Raquel Castilho Souza
    Raquel Castilho Souza
    Rosemeri Birck
    Rosemeri Birck

    Cartografias epistemológicas: trilhas para pesquisa em artes
    1Apresentação2Docentes

    Linha de pesquisa: Práticas e Experiências Artísticas

    O projeto convida a um passeio, a desvios e atravessamentos: seguir diferentes percursos investigativos que tramam conceitos operativos, modos inventivos de pesquisa e processos criativos que validam a produção de índices de singularidade nas pesquisas nas e com as artes. Como aposta epistemológica para o tratamento dos modos de pesquisa profissionais em contextos artísticos, as cartografias epistemológicas empreendem a remodelação procedimental e formal das práticas inseridas nos espaços de produção de conhecimento, entre a universidade e a prática profissional, englobando a sensibilidade e a abordagem atenta a como o ato de pesquisar nas artes trama novos mundos.

    Thaise Luciane Nardim
    Thaise Luciane Nardim
    Renata Ferreira da Silva
    Renata Ferreira da Silva

    Poéticas da Arte: dimensões e contextos
    1Apresentação2Docentes

    Linha de Pesquisa: Práticas e Experiências Artísticas

    As pesquisas desenvolvidas, no âmbito deste projeto, estão alinhadas ao pensamento contemporâneo da criação, composição e produção em Artes em suas diferentes linguagens, dimensões e contextos, apontando para possibilidades de intersecções, contaminações, transversalidades e alteridades. Operamos por meio de diálogos poéticos entre conceitos e ações, metodologias e expedientes e entre a escrita e o experimento, de tal modo, que estas dimensões se contaminam e se imbricam num processo de partilha pública. As pesquisas e investigações são realizadas por artistas-pesquisadores que desenvolvem suas propostas de criação, no âmbito da docência ou da prática artística nos locais em que vivem e trabalham. As poéticas estudadas são transversalizadas por discussões e experimentos a partir de temáticas como: narrativas de si, teatros performativos do real, criação sonora e musical, processos colaborativos, performances populares, tradicionais e originárias, teatro e inclusão, visualidades da cena, encenação e dramaturgias.

    Bárbara Tavares Dos Santos
    Bárbara Tavares Dos Santos
    Heitor Martins Oliveira
    Heitor Martins Oliveira
    Renata Ferreira da Silva
    Renata Ferreira da Silva
    Ricardo Ribeiro Malveira
    Ricardo Ribeiro Malveira


    Tags:  PPGArtes,  Palmas,  Pós-Graduação,  Stricto Sensu.  
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