Esse site utiliza cookies
Linhas de Pesquisa
Controle e Remediação Ambiental:
Objetiva desenvolver métodos e técnicas para controle e remediação de contaminantes de solo, água e ar, bem como avaliar e criar métodos analíticos que forneçam resultados confiáveis para caracterização de amostras ambientais. Propor instrumentos, processos e métodos que visam a utilização dos recursos naturais em harmonia com a preservação do meio ambiente, buscando principalmente, a proteção dos biomas Cerrado e Floresta Amazônica. Envolvendo o desenvolvimento e a aplicação de novas tecnologias para o controle e monitoramento da poluição ambiental, através de estudos quanto a poluição atmosférica, lançamento de efluentes líquidos, geração de resíduos, contaminação de solo e água por agrotóxicos e demais impactos ambientais provenientes de atividades industriais, agropecuárias, de mineração entre outras que inviabilizam o uso sustentável dos recursos naturais.
Educação em Ciências e Ambiental:
Centra-se em planejar e desenvolver ações voltadas para a melhoria do ensino de ciências, em específico o ensino de química, e para a educação ambiental. Em relação ao ensino de ciências, as pesquisas são direcionadas a respeito de instrumentos metodológicos de ensino e suas colaborações para a aprendizagem e a relação com o saber, assim como na divulgação científica e espaços não formais de educação. Sob o aspecto da educação ambiental, as pesquisas terão uma perspectiva crítica, em que a mudança ambiental deve estar aliada ao compromisso social de cada cidadão em tratar o meio ambiente como parte integrante da sociedade e como parte integrante da própria formação.
Química de Produtos Naturais:
Responsável pela identificação, isolamento, purificação e caracterização de substâncias naturais produzidas pelo metabolismo secundário de plantas e microrganismos. Os estudos nesta área são considerados estratégicos por envolver o conhecimento da biodiversidade num sentido amplo, além de fornecer fontes renováveis de substâncias com importância nas diversas áreas da ciência e tecnologia. Dentro desse contexto, Química de Produtos Naturais envolve a investigação química, farmacológica e biológica de plantas medicinais e micro-organismos associados, na busca de novas moléculas com potenciais de utilização médica, bioquímica, biológica e agroquímica, além do desenvolvimento de fitopreparados e síntese de produtos naturais. Nessa linha de pesquisa cálculos computacionais e simulações serão usados na elucidação eletrônica e estrutural dos compostos de interesse, fortalecendo ainda mais a parte experimental.